sexta-feira, 6 de agosto de 2010

YAKISOBA FOR FRIENDS (nome de balada porque é ISTÁILE)

Semana passada quis aproveitar que tava calorzinho e chamei uns amigos + familiares pra um jantarzinho com cervejinha lá em casa. Fiz yakisoba e sushi. Não tem segredo.

Pro YAKISOBA usei:
- 2 pimentões verdes picados em cubos não muito pequenos (eu bem que queria usar o vermelho e o amarelo, mas estavam custando uma fortuna!)
- 2 cebolas descascadas e cortadas em 4 partes
- 2 cenouras descascadas e fatiadas
- 1 couve-flor grande
- 1 brócolis
- 1/2 acelga picada


Lá em casa é todo mundo vegetariano (inclusive minha sobrinha), então eu fiz um wok com legumes e fiz carne em outra panela, separado, pros meus friends&love que são carnívorozíssimos hahaha

Pra carne, usei uns 500g de coxão mole picado + pimenta do reino + alho + pouquíssimo sal (o shoyu já é salgado) + gengibre picado + shoyu, tudo no olhômetro.

No olhômetro eu também fiz o molhinho do yaki, com shoyu, um pouquinho de farinha e água (pra dar uma engrossadinha), mas também dá pra usar maizena, é a mesma coisa.

Aí coloquei tudo no wok até dar uma murchadinha e quando tava quase pronto eu coloquei o macarrão pra yakisoba (parece um nissin gigante) pra cozinhar. Tem que ser no final, e não dá pra deixar cozinhando muito porque ele fica molenga.
Usei 1 pacote e 1/2, pra (pausa pra contagem...) 7 adultos + 1 nenê fofo.

Não sobrou praticamente nada!


Enquanto o povo esperava o Yaki ficar pronto, fui fazendo sushis.
Depois da primeira leva, quando eu já tava às vias da loucura com tanto legume na minha frente, contei com a ajuda da Ana Malibu e da minha irmã pra fazer mais sushis com o arroz que sobrou.
Fazer sushi é muito fácil, quick'n easy, eu diria.


Pro SUSHI usei:
- Um copo de requeijão (medida, gente) de arroz japonês
- A mesma medida de água
- 1 colher de chá de sal
- 4 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de açúcar
- Cenoura fatiadinha, pepino japonês fatiado e omelete fatiado (o recheio varia muito né, gente? dá pra colocar salmão, cream cheese, kani, manga, etc, etc)
- Alga pra sushi
- Esteirinha pra enrolar

Aí lava o arroz (sem esfregar) até a água ficar transparente e coloca no fogo com a medida de água e o sal. Deixa cozinhando em fogo baixo com a panela meio tampada, até ele secar.
Enquanto ele dá uma amornadinha, coloca o vinagre e o açúcar em uma panelinha, no fogo, até derreter o açúcar e o álcool do vinagre evaporar. Depois que isso tiver acontecido, misture esse caldinho no arroz, com uma colher e beeem suavemente, até temperar tudo.
Daí coloca a alga na esteirinha (a parte mais áspera pra cima) e deixe uns 2 cm de borda sem recheio, e coloque o arroz ainda quente, cobrindo tudo. Tem que colocar pouco arroz, senão o sushi fica uma zica, gigante.
Aí coloca o recheio e vai enrolando com a esteirinha.. tcharam!
Ai, prometo que um dia eu tiro foto do passo-a-passo pra não ficar tão complicado de entender.
Na hora de cortar, é bom ter uma faca super afiada (e sem serrinha, pelamor) e uma vasilha com água por perto. A cada corte, molhe a faca, senão ela gruda no arroz e fica tudo feio e desmanchando.
Prontinho!




Esse que ensinei foi o hossomaki.
Aí tem o uramaki, que é um pouco mais metidinho, com o arroz por fora e gergelim torrado.
O procedimento é o mesmo, só que invertido. Coloca o arroz na alga e vira ela "de barriga pra baixo" na esteirinha, haha. O recheio vai direto na alga, na parte de cima, e não no arroz. Aí é só enrolar! :)


Alá que bonito, todo mundo enchendo a barriguinha (quase todo mundo, faltou foto do meu cunhado e minha mamis).


2 comentários:

  1. que linda amor! tava perfeito como sempre! me servi vária vezes! hehe... e ficou ótimo o texto!
    todo dia é perfeito contigo...
    te amo muito, pra sempre.
    minha linda!

    ResponderExcluir
  2. o noivo da irmã do Rafa faz um yakissoba muito bom e ele me explicou uma vez que o segredo do sabor é o óleo de amendoim. estou te contando pra vc testar na próxima, se quiser. :)

    ResponderExcluir