sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CREME DE PALMITO

Ontem o Rafa tava todo doentinho e me deu uma peninha!
Aí decidi fazer um creminho de palmito, já que ele não tava conseguindo comer nada direito.
Infelizmente não tirei foto, mas compartilho a receita:

CREME DE PALMITO PRO RAFA

Ingredientes:
- 2 vidros de palmito (pode ser menos, mas eu curto muito palmito e comi quase metade sozinha, hehe)
- 1 mísera colher de chá de alho amassado (eu me arrependi um pouco de ter usado alho, se fizesse com meia cebola ralada ficaria melhor - fikdik. optei pelo alho porque é um antigripal, etc, mas achei que ficou meio forte. o Rafa gostou, mas eu não usaria de novo, ou quem sabe em menor quantidade.)
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 tablete de caldo de legumes (aquele Knorr mesmo, embora eu não curta muito.)
- 1 litro de leite
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
- 1 xícara de chá de água quente (pra dissolver o caldo de legumes)

Modo de fazer:
Primeiro piquei metade dos palmitos e coloquei dentro do copo de liquidificador. Aí coloquei a farinha, o leite e o caldo já dissolvido na água quente e bati tudo até não ter mais pedaços de palmito.
Aí derreti a manteiga numa panela e dourei o alho (que, como já disse, substituiria por cebola ralada), aí despejei o que já tinha batido dentro da panela e mexi até engrossar. É bom ficar mexendo sempre, pra não correr o risco de empelotar.
Eu cortei mais um tanto de palmito em rodelas e coloquei junto, pra dar uma "crocância", mas é opcional.
Aí servi em pequenos bowls e salpiquei parmesão ralado por cima.
Com croûtons deve ficar bom também!

Tem quem goste de salpicar cebolinha picada, mas eu sou avessa à esse tempero.

Bom apetite!

(Esqueci de dizer, esse trem rendeu umas 10 porções! Dá pra diminuir o tanto de leite e o tanto de farinha pra fazer menos, ok?)

3 comentários:

  1. Amei amor... obrigado por ter vindo cuidar de mim... e hoje de novo ne? =D
    e ficou perfeito o creme de palmito... tanto que eu que nao gosto de sopa repeti hoje cedo... claro que eh pq a mulher da minha vida que fez hehehe mas ficou muito bom, de verdade
    Te amo muito, pra sempre e tu sabe!

    ResponderExcluir
  2. Lindona!
    Tem meme no amarelando pra vc responder aqui no seu blog! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir