quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ALMOÇO DE VERÃO

Lá em casa minha mãe costuma fazer comida de acordo com o tempo: em dias de chuva ou dias frios eu já entro em casa adivinhando o que tem pra comer.. será proteína de soja com batata, cenoura e pimentão ao molho; ou strogonoff com talinhos de cogumelo, bem quentinho?
Em dias de sol, quase sempre sinto o cheiro do tempero lá de longe, do portão.. hmm, cheiro de alho e tomate.. macarronada!
Que delícia é a hora do almoço, né?

No verão é a vez das saladas, tão fresquinhas!
Não sei aí na sua cidade, mas aqui em Foz o calor é de acabar com o sossego de qualquer um. Nada pior que uma comida quente e pesada nesses dias, né?

Essa semana minha mãe fez um almoço que ficou uma delícia: salada com arroz integral e macarrão gelado.
Não tem muito segredo.

Para a salada:
- Arroz Integral 7 Grãos cozidinho
- Tomate rasteiro
- Alface, rúcula, agrião, acelga
- Grão de bico cozido (a gente gosta com pele mesmo, mas nada impede de tirar, se preferir), vagem cozida, lentilha, milho, feijão branco e azeitona sem caroço, picada.
- Laranja picadinha
- Pão sírio

Aí é assim né, só misturar o arroz com a laranja, o grão de bico, a vagem e a azeitona e arrumar o resto bem bonitinho.
Minha mãe também fez um vinagrete com cebola, pimentão e cebolinha (que ela colheu da mini-horta), pra temperar.



Para o macarrão:
- Qualquer macarrão que seja pequeno e de preferência oco ou bem cheio de curvas (parafuso, penne, rigatoni, gravatinha)
- Pimentão e cebola fatiados/picados
- Milho, ervilha, azeitona picada e sem caroço, cenoura ralada
- Atum (praticamente tudo nessa receita é opcional, menos o macarrão, hehe)
- 2 ou 3 colheres de maionese (apeeeenas 40 calorias, haha)


Misture tudo, coloque na geladeira um pouquinho pra dar uma refrescada e voilà!



 
Bom apetite!

Um comentário:

  1. Ai me deu mais fomeeeee!!
    O macarrao eu faço um generico desse...e realmente é oootemo!!

    ResponderExcluir