quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CORLEONE

Poucas bandas me deixam tão feliz quanto esta!

Formada há 3 anos por cinco amigos e amantes do rock alternativo, a Corleone é uma das bandas de maior público na cidade. O repertório, escolhido a dedo, é perfeito pra fazer todo mundo dançar a noite inteira, pedindo mais!
Foo Fighters, Arctic Monkeys, Oasis, Weezer, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs, The Kooks, Queens Of The Stone Age e Los Hermanos são alguns exemplos do que você pode encontrar em um repertório da banda Corleone, que chega a ter até 3h de duração!
Léo Barudi (vocal), André da Luz (guitarra), Serginho Pocahy (baixo), Robson Mattjie (guitarra) e Fernando Negão (bateria) são os protagonistas desta história, e comandam com maestria e muito carisma a posição que ocupam.
Já fizeram diversos shows na tríplice fronteira e, muitas  vezes, lotaram as casas, formando até fila de espera na entrada.
Agora, além do set de covers, os shows estão ficando recheadinhos de músicas próprias!
Conversei com os meninos e eles me contaram em que pé estão as composições e outros planos para a banda.
Confiram na entrevista abaixo:    

Comes & Vestes: Talvez esta seja a pergunta mais frequente.. de onde surgiu o nome da banda?
Corleone: Cara, essa é fácil, vem do (filme) Poderoso Chefão mesmo. O divertido da história é que foi praticamente o nome que puxou tudo. Um dia o Robz e o Léo pensaram que Corleone era um bom nome pra uma banda, e resolveram que montariam uma com esse nome. Chamaram o André e deu no que deu! :P

C&V: De que maneira percebem a evolução da banda, como profissionais, e também na aceitação do público, desde o início?
Corleone: Bem, “internamente” falando, todo mundo é bem mais confiante e entrosado no palco hoje do que três anos atrás, e isso faz uma diferença danada. Em relação ao público, dá pra dizer que foi uma galera conquistada cabeça a cabeça, visto que o som que a gente tira não foi sempre dos mais populares (embora hoje tenha muito mais público do que em 2006)

C&V: É fato que os shows da Corleone lotam os bares, mas nem sempre foi assim. A que, ou a quem, vocês atribuem este sucesso?
Corleone: Bem, como já dissemos, começou como uma coisa de bater o pé mesmo, de querer tocar tal estilo de som, tais bandas, e procurar não fazer concessões. Mas algo que a gente tem notado ultimamente é que a galera mais nova, que começou a frequentar esses lugares mais recentemente, já curte mais esse tipo de som, já é mais fã desse estilo de rock, antes de conhecer o Corleone mesmo.

C&V: Todos integrantes trabalham ou estudam em áreas bem diferentes da música. A banda é vista apenas um hobbie ou é encarada com a mesma seriedade de qualquer outro trabalho? Como lidam com a responsabilidade x diversão?
Corleone: Ah, a coisa escalou. Começou super na brincadeira, super por diversão mesmo, sem pretensões. A idéia original era tocar nos bares que a gente frequentava, se divertir e, com sorte, ganhar algum dinheiro e/ou algumas cervejas (hehe). Faz uns dois anos, a banda começou a perceber que podia alçar vôos um pouco maiores, e essa vontade - e esses vôos - foram aumentando desde então. Como os cinco integrantes atuam em áreas diferentes, e têm focos diferentes na vida, cada um precisaria falar individualmente sobre como encara, com o quanto de seriedade leva o Corle. Mas dá pra dizer que a brincadeira evoluiu pro sonho de fazer algo grande, grande mesmo.

C&V: 3 anos de banda e apenas agora foram lançadas músicas próprias. Vocês acreditam que isso apresenta um amadurecimento e início de uma nova etapa na carreira ou apenas como fruto do acaso?
Corleone: Ah, é o próximo passo no processo. O fato delas terem levado esse tempo todo pra começar a aparecer não deixa de ser um certo vacilo, mas não tem como querer forçar esse processo. Ou sairia mal-feito, ou simplesmente não sairia.

C&V: Leavin' it All agradou muito o público iguaçuense e já virou hit. Recentemente lançaram a balada Clay and Transistors, que também promete ser um sucesso, apesar de ser bem diferente da primeira. Há outras músicas já saindo do papel?
Corleone: Com certeza, ainda mais depois da força que o Nevilton (de Umuarama, considerado uma das grandes revelações do rock paranaense atual) deu pra gente. E o foco é no rock’n’roll. Tem mais algumas coisas “bonitinhas” na agulha, mas, ao menos por enquanto, é peso e distorção mesmo :P

C&V: Há alguma previsão para lançamento de cd? Existe a possibilidade de lançarem músicas em português?
Corleone: Um lançamento “full” ainda é uma idéia meio distante, a banda precisa amadurecer bastante as composições primeiro. Mas uma demo ou EP, pra no máximo janeiro ou fevereiro de 2010, é uma promessa. O lance do som em inglês já gerou várias discussões saudáveis dentro da banda e, no fim, é esse idioma que continua sendo a base. Mas isso não impede, de forma alguma, que saiam sons em português também.

C&V: Nos shows da Corleone quase sempre há participação de outros músicos e integrantes de bandas da cidade e da região. Haverá também alguma participação especial na gravação do cd?
Corleone: Com certeza, e na verdade a coisa já começou, porque a banda já tem algum material escrito em parte ou totalmente por amigos (Clay and Transistors mesmo, é do Felipinho, que tocava com o Léo e o Fer no In Car Dummy), e não vê problema nenhum nisso. Várias pessoas são parceiras na hora de compor, e se elas puderem participar também na hora de gravar, vai ser uma alegria a mais.

C&V: Há projetos ou intenção de participar de festivais regionais ou nacionais de música independente? Como tem sido isso?
Corleone: Sem dúvida! É que esse é o tipo de coisa que, sem material próprio, gravado, não rola. Como o foco até pouco tempo atrás ainda era outro, não fizemos muito nesse sentido. Mas, uma vez que um EP caprichado estiver na mão, a idéia é ir mostrar o som aonde for possível. Aliás, nesse ponto a gente tá agradecendo desde já ao Nevilton, que conhece esse terreno bem melhor que a gente e tá dando um apoio e tanto pro Corleone.
 


Corleone e Nevilton @ Zeppelin Old Bar - Foz do Iguaçu  
 

Corleone no Lounge Bar @ Cascavel - PR  



Gostou? 
Então clique AQUI para ver alguns vídeos de shows da Corleone.
E também..

Um comentário:

  1. Ficamos agradecidos pelo espaço, meu amor.. não há nem o que comentar! Você desde sempre gostou e fazia o front com a galera dançante na frente do palco :} Bom, você vai ser testemunha ocular desses planos que serão colocado em prática num futuro breve, né?
    Beijos, meu amor.
    Te amo, muito.
    <3<3<3

    ResponderExcluir